quinta-feira, novembro 24

a cor perfeita

Já me perguntaram algumas vezes se uso regrinhas na escolha e mistura de cores e estampas para tecidos. Apesar do instinto de experimentação estar em primeiro plano por aqui, uso algumas regrinhas básicas e ferramentas também, vou explicar...só lembrando que essas regrinhas foram feitas para o meu uso pessoal, compartilho de um jeitinho totalmente despretensioso. Elas se aplicam bem ao meu jeito de trabalhar, não é regra geral, ok?
♥ Para mim, todas as cores combinam, o importante é o tom certo, por exemplo:


♥ Quando a inspiração não vem, ou paira uma dúvida muito grande, apelo para uma ferramenta de design. É um programa de associação de cores bem eficaz em caso de dúvidas sobre que tom combina com qual, um verdadeiro oráculo! O programa é da adobe, é o kuler. Lá, ele mostra a partir de uma cor base, combinações análogas, primárias, complementares, entre outras...é bem interessante. Fora a sua própria combinação de cores, há também paletas prontas utilizadas e salvas por outros profissionais ou não, vale a pena conferir...
♥ Sobre aquelas regrinhas básicas de cores quentes e frias, eu acabo misturando para encontrar um equilíbrio, mas dependendo do ambiente, vale a pena se valer das cores para aquecer ou acalmar o cantinho.
Para aquecer: tons de vermelho, amarelo, laranja
Para esfriar ou acalmar, tons de verdes e azuis, violetas ficam bem. Mas quando quero bem colorido, geralmente uso uma base branca, fica sólido, leve e mais sofisticado...


♥ A escolha da maioria das estampas é visual. Ó só, eu pessoalmente, gosto e misturo xadrez com listras por exemplo, desde que um seja miúdo e o outro mais largo e tenha alguma cor em comum pode dar um belo efeito.
♥ E estampa infantil misturada a coisas de adulto, pode? Pra mim pode e fica lindo com flores miúdas e delicadas ou ainda grafismos, depende da composição.
♥ Quando uso estampa com flores maiores, gosto de harmonizar com estampas miúdas ou com xadrezes, listras ou poás.
♥ Uma regrinha que uso com frequência é, escolher um tom que seja comum em todas as estampas, misturando com a cor lisa, dá muito certo.
♥ Pisar em terreno seguro é combinar estampa floral com poás ou xadrez, fica lindo e delicado.


Costumo brincar que um tecido costuma chamar o outro, é magnético mesmo! E ficam perfeitos juntos! O mesmo acontece com as cores.
No mais o que vale sempre é a experimentação, a inspiração, a diversão! Manter a mente aberta e enxergar as possibilidades é um ótimo exercício...


Fonte via: favicom



14 comentários:

  1. Olá de novo.
    Bem....juntar cores é uma arte,pelo menos eu acho.
    Eu não sou muito boa nisso, quando quero fazer algo do tipo levo um tempão pra combinar as cores.
    E pelo seu post não é tão simples assim, um certo conhecimento é necessário, mas vou ficar com a opção da experimentação e inspiração, e vamo que vamo.
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Adoro conjugar cores em casa, porque nos despertam o olhar e acolhem a alma! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Estou podendo ver de pertinho seu bom gosto!! Tá tudo lindo viu amiga!! Beijossssssss

    ResponderExcluir
  4. Que dicas legais e juntando à elas a criatividade,fica DEZ!!!beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  5. Cris, essa tua postagem me fez refletir em quanto o mundo dos blogs democratizou o conhecimento, o quanto de generosidade há nessa troca constante de habilidades e técnicas.
    Bem bacana.

    ResponderExcluir
  6. CRIS,QUE BELA SUGESTÃO,JÁ FUI LÁ NO KULER E FIQUEI ENCANTADA COM AS POSSIBILIDADES.ACHO TÃO DIFÍCIL ACERTAR NA COR...EU FAÇO MUITA PATCHCOLAGEM E MUITAS VEZES,NÃO SEI COMO COMBINAR.AGORA FICARÁ MAIS FÁCIL.BJS!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você Cris, nada como experimentar! Eu estou longe de ter o seu talento para misturar estampas, mas fico apaixonada por várias misturas que vejo por aí!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris!
    Obrigada por compartilhar o site para pesquisa de cores que combinam entre si! Não sabia que existia essa ferramenta à disposição na net!!!
    Sempre fiz minhas escolhas experimentando e comparando as cores das coisas que queria colocar juntas num ambiente ou num trabalho artesanal!
    Bjsss e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. Meu marido gosta de amarelo, por ele a casa por fora também seria dessa cor, mas lá eu preferi o verde kiwi. Mas sempre acabo escolhendo um amarelinho também (apesar de amar o vermelho demais). Hoje fui encomendar as rosas brancas do marido e de lá trouxe um vasinho de flores amarelas. Fiquei encantada.
    Só ainda não sei se as escolhas que faço são acertadas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Caro, com certeza são! Essas escolhas emocionais não dependem de gosto nem de moda, são como deviam ser, e é isso que faz a gente feliz! Bjo querida!

    ResponderExcluir
  11. Que aula gostosa sobre cores! Acho que bom senso também vale aí,até sabendo a personalidade da pessoa você pode ousar um pouco , né!bj e boa sexta, esperando as artes! Nina

    ResponderExcluir
  12. É... eu gostaria de ter uma paleta com as cores q combinam entre si! Acho q ajuda muito! Mas nas estampas, não gosto de misturar. Tenho medo de errar!

    Beijos!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Cris!!!!!
    pasmem! adorei! sabe que posso usar o kuler na fora de colorir os cabelos também?
    amei o post!
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Cris, tudo bem com você?

    Sempre é bom ler um pouquinho + sobre cores, sempre é bom ler sobre a experiência pessoal de cada um sobre esse assunto.
    Eu tinha dificuldades de lidar com as cores, hoje além do conhecimento técnico sobre o assunto aprendi a confiar em minha intuição também. Acho q os dois juntos conhecimento/intuição fazem maravilhas.
    Minha irmã que é decoradora/paisagista diz que para "sentir" as combinações de cores q dão certo basta olhar para a Natureza, que é sábia e perfeita.

    Tenha um ótimo domingo minha querida.

    ResponderExcluir

sou toda ouvidos!!!

Related Posts with Thumbnails